top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiga Jobs

Complexidade dos novos projetos exige a multidisciplinariedade


Vivemos hoje o aumento da complexidade dos projetos, não só os ligados ao setor da Construção, como resultado de um mundo mais globalizado, mais populoso, mais desenvolvido.

Esta complexidade exige o envolvimento de uma equipe cada vez mais multidisciplinar.

Para atender estes novos empreendimentos, são necessários:

  • conhecimentos técnicos em diversas disciplinas,

  • ferramentas de planejamento para gestão e controles,

  • contabilidade na gestão financeira,

  • conhecimentos jurídicos,

  • conhecimento em seguros,

  • treinamento das equipes em tecnologia da informação,

  • sustentabilidade e meio ambiente,

  • questões legais perante os órgãos fiscalizadores competentes,

  • conhecimentos em culturas distintas para projetos internacionais, entre outros.

Como visto, a integração destes distintos conhecimentos é questão essencial para atingir-se o resultado esperado. Ainda, temos que demonstrar e ser éticos, tomar nossas decisões de um modo transparente, processual, documentado e rastreável.

Para que todos estes especialistas conversem entre si e trabalhem de forma harmoniosa, ética e complementar, é necessário um Gerente ou uma Equipe de Gestão de Projetos – não somente enquanto coordenador e compatibilizador das disciplinas, mas um profissional ou um time de profissionais com um papel integrador e comunicador, com conhecimentos em técnicas e ferramentas de Gestão – não só técnica, mas de Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos, Gestão de Contratos, entre outros. Deve ser seja capaz de estruturar uma Governança transparente, com funções e responsabilidades bem definidas e documentadas.


Somente com uma estrutura madura e bem estruturada de gestão e controle este projeto ou empreendimento poderá trazer à empresa o máximo de retorno em valor agregado esperado quando da definição de seu plano de negócios, com ética e segurança necessários para atuar no contexto atual.


Pense nisso: assim como toda orquestra precisa de um maestro por melhores que sejam seus músicos, os projetos precisam de um Gestor para que cada um possa trazer o melhor de si, e o conjunto chegue ou supere o resultado esperado!


Abraço!


 

Por Barbara Kelch Monteiro. Disponível em Blog da Liga.

5 visualizações0 comentário
bottom of page