Buscar

Como manter a produtividade na construção em tempos de isolamento e home office?

Atualizado: Jun 25

Empresas que já se utilizam de métodos e soluções criativas, inovadoras e acostumadas a pensar fora da caixa são aquelas com mais poder de adaptação, seja em cenários favoráveis ou de crise


A pandemia provocada pelo covid-19 tem obrigado muitos colaboradores da construção civil a deixarem os canteiros de obras para trabalharem de casa, provocando uma verdadeira transformação na produtividade das empresas e no modo como elas organizam suas tomadas de decisões.


Para saber como o setor está lidando com essa nova rotina e as estratégias que estão sendo implementadas para manter a produtividade dos seus profissionais, o LIGA Blog falou com especialistas da construção, que comentaram as principais mudanças no ambiente de trabalho causadas pela quarentena e quais são suas expectativas para o mundo pós covid-19. Confira!


Empresários e home office: maneiras de contornar a crise


Para Marco Addor, Sócio Fundador da Addor e Associados, empresa de consultoria e projetos, a rotina de home office não foi a melhor saída para enfrentar o período de quarenta. O empresário prefere continuar indo até o escritório devido a produtividade que esse ambiente proporciona para a manutenção do cumprimento de suas funções: “Esta rotina ainda é possível por estar a apenas oito minutos de carro de escritório. E, como o local está vazio, esse deslocamento não me apresenta grandes riscos”, afirma.


De acordo com Luiz Tudisco, Sócio Diretor da Acry Construtora, a sua rotina de trabalho foi extremamente afetada por conta da pandemia do novo coronavírus. O profissional relatou estar em home office por mais de treze dias, conciliando a rotina familiar com suas funções normais na empresa. Em contrapartida, Tudisco disse também que sua organização é uma das que ainda mantém as obras em funcionamento.


Como performar em um mundo transformado?


Segundo Alberto Pedrini, Managing Director de uma empresa norte-americana de investimentos no mercado imobiliário, o modo de fazer negócios mudará, pois haverá uma necessidade pujante de priorizar o planejamento estratégico, uma vez que situações (como pandemias) podem voltar a acontecer a qualquer momento. Luiz Tudisco, por sua vez, acredita numa desaceleração imediata após o confinamento com uma melhora posterior na economia no prazo de um ano.


Encontrando soluções em meio à crise


Seja qual for o resultado, é certo que empresas que já se utilizam de métodos e soluções criativas, inovadoras e acostumadas a pensar fora da caixa são aquelas com mais poder de adaptação e produtividade, seja em cenários favoráveis ou de crise.

Desta forma, fica claro que o esforço que as empresas precisarão fazer diz respeito à quebra de tradições, incorporando a tecnologia em todos os âmbitos do setor produtivo. Mais do que nunca, ela se provou uma ferramenta essencial e determinante para a sobrevivência de todas as empresas, de todos os nichos, setores e tamanhos.

0 visualização

Comece seu recrutamento

Contrate os melhores talentos do mercado

com mais rapidez e precisão

Aproveite o melhor sistema de contração online para construção.
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram