Buscar
  • Liga Jobs

Engenheiro Civil. Ser ou não ser?

Por Paulo Sérgio Oliveira, para Blog da Liga

Há anos, em um evento do colégio chamado “Dia da Profissão” meu filho se “fantasiou” de Engenheiro, justamente a minha profissão. Achei o máximo e fiquei orgulhoso vendo um jovenzinho de 8 anos vestido de calça jeans, camisa polo, bota e capacete.


Como parte da preparação para este evento, ele me fez a seguinte pergunta: “Papai, o que faz um Engenheiro”?


Tentei ser lúdico em minha resposta brincando com ele de Lego e mostrando prédios e casas em construção, “puxando a sardinha para a minha brasa”, já que sou Engenheiro Civil.


Talvez a Engenharia seja tão antiga quanto a mais antiga das profissões… A verdade é que, embora muitos possam discordar (inclusive nossos colegas arquitetos), engenharia, criatividade e as experimentações sempre caminharam juntas chegando às grandes invenções da humanidade com muito esforço, energia e tempo dispendidos.


Na história, há registros de engenheiros muito bem-sucedidos, como Santos Dumont, e outros nem tanto, como Ícaro

De acordo com o site Wikipédia, a palavra “engenho” (do latim ingenium), significa “gênio” ou invenção inteligente. “Engenharia existe desde o momento em que o ser humano desenvolveu invenções como a roda, a alavanca e a catapulta. O Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Acrópole de Atenas, o Pártenon, os aquedutos romanos, o Coliseu de Roma, Teotihuacan, bem como as cidades e as pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas e ainda, a Grande Muralha da China, são um testemunho da habilidade dos antigos engenheiros e da qualidade de Engenharia que empregaram nestas obras”.


Ainda segundo a Wikipédia, “Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É também profissão em que se adquire e se aplicam os conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo”.


Talvez uma definição mais apropriada seja: Engenharia é uma área de grande abrangência, responsável por projetar, desenvolver e manter em funcionamento toda a infraestrutura, edificações, máquinas, meios de transporte, computadores, celulares e uma infinidade de equipamentos que usamos para nos dar conforto, segurança, mobilidade e produtividade.

Hoje existem quase 40 especialidades de Engenharia. Destaco algumas:

  • Industrial,

  • Produção,

  • Elétrica,

  • Mecânica,

  • Naval,

  • Química,

  • Agrícola

  • Ambiental,

  • Aeronáutica,

  • Espacial,

  • Minas,

  • Petróleo,

  • Computação,

  • Telecomunicações

  • Mecatrônica

  • Alimentos e

  • Transportes.

O conceito atual de Engenheiro é relativamente recente, fundamentado durante a segunda metade do Século XVIII. A École Nationale des Ponts et Chaussés, fundada em Paris em 1747, por iniciativa de Daniel Trudaine, parece ter sido o primeiro estabelecimento de ensino onde se ministrou um curso regular de Engenharia e diplomou profissionais com esse título. Da mesma época é a École Nationale Supérieure des Mines, também de Paris, formava engenheiros de Minas.


Como nossa proposta para o tema em questão é mais específica, a designação “Engenharia Civil” foi inicialmente utilizada por oposição à “Engenharia Militar“. Com o passar do tempo, este termo passou a ser utilizado referindo-se apenas ao setor da construção.

O engenheiro que descobriu o cimento Portland

Segundo pesquisas, o nome Engenheiro Civil foi usado pela primeira vez pelo Engenheiro inglês John Smeaton, um dos descobridores do cimento Portland, no final do Século XVIII. Em 1818 fundou-se em Londres o Instituto de Engenheiros Civis, com a principal finalidade de defender e prestigiar o significado da profissão, ainda desprezada e mal compreendida naquela época, mesmo nos centros mais avançados do mundo.


Vale destacar que, num primeiro momento, a Engenharia Civil explorou apenas materiais naturais, como a madeira. Grandes avanços aconteceram posteriormente, para que as estruturas adquirissem características cada vez mais complexas, como reflexo do desenvolvimento do conhecimento científico, do domínio das propriedades de resistência dos materiais e ainda, da industrialização, chegando a novos materiais como o aço, o cimento e, a partir de ambos, ao concreto armado e protendido, que possibilitaram o projeto e construção das grandes estruturas, bem como vencer grandes vãos e construir edifícios cada vez mais altos.


A Engenharia Civil é área da Engenharia que engloba a concepção, desenvolvimento de soluções, projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem-estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do meio ambiente.


A Engenharia Civil trata da criação de edificações, estradas, pontes, túneis, portos, aeroportos, ferrovias, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.


A formação do Engenheiro Civil está diretamente ligada às ciências exatas. Mas um bom profissional deve possuir muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação, capacidade analítica e o famoso “bom senso”, além de seguir um código de ética, já que suas obras influenciam significativamente todos os segmentos da sociedade.


Não acredito que o meu filho, hoje com 16 anos, opte pela Engenharia Civil, como profissão. Mas sei que pela compreensão das responsabilidades e das atribuições de um Engenheiro hoje ele compreende a nossa missão no estudo e implementação das mudanças no ambiente para garantir qualidade de vida, segurança e mobilidade à humanidade, e também enxerga o nosso papel, em conjunto com os nossos colegas arquitetos, na pintura deste belo quadro que é o cenário do mundo moderno e sempre prontos para superar novos desafios!

0 visualização0 comentário

Comece seu recrutamento

Contrate os melhores talentos do mercado

com mais rapidez e precisão

Aproveite o melhor sistema de contração online para construção.
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram