Buscar
  • Liga Jobs

Por que você deveria fazer Coaching?

Por Tibério César, para Blog da Liga.

Tenho deparado-me com excelentes transformações de profissionais que participam do programa de coaching e isso além de me transformar, tem despertado em mim cada vez mais o valor do quanto é importante e poderosa essa ferramenta, principalmente quando é realizada de forma profissional, com metodologia e com real comprometimento de ambos na busca de realização e sucesso. O coaching ajuda você a fazer o que precisa ser feito para conquistar seus objetivos, trazendo a tona o que há de melhor em você em busca de melhores resultados. “Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”,segundo Timothy Gallwey, conhecido como o percursor do coaching.


O coaching executivo é um programa que lhe ajuda a desenvolver competências necessárias em prol de seu crescimento profissional. Alinha um planejamento de períodos futuros e objetivos em sua vida, entende seus valores e necessidades, constrói sua missão profissional, respeita que além de sua vida profissional é importante trabalhar outros aspectos e áreas como por exemplo: lazer, financeiro, físico e, independente do seu universo profissional, não diz o que você precisa fazer, até porque respeita que, quem é o especialista da sua vida é você. E através de perguntas poderosas lhe ajuda a abrir melhor o horizonte e a chegar nas melhores respostas, possibilitando-lhe tomar ações mais estruturadas, visando sua satisfação pessoal e profissional.


Já participei de diversos treinamentos em áreas de gestão de negócios, gestão de pessoas, de negociações e outros, com períodos de horas, de dias, de semanas ou mais, e foram gratificantes. Ajudaram-me a construir um pouco do que sou e sei hoje, agregaram meu conhecimento, são realmente importantes na formação e crescimento, mas o coaching é cirúrgico, específico, sustentável e seu retorno é consideravelmente alto. A Revista Fortune, que endossa esse meu entendimento, realizou uma pesquisa que mostrou que executivos que passaram pelo programa de coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o valor do investimento.


O programa de coaching executivo que conduzo, além de desenvolver competências importantes nos profissionais como confiança, ser mais decisivo, comunicação, planejamento, entre outras, trabalha um viés em skils de liderança, ajudando a cobrir alguns gaps dos profissionais em sua gestão de carreira, gestão de equipes e gestão de resultados, abordando temas como liderança situacional, a importância de como saber delegar, ser mais estratégico do que operacional, celebração, feedback, escuta ativa, conheça bem seu colaborador, seu papel de treinar a equipe, comunicação, propósitos, estilos de liderança, prioridade versus importante, inteligência emocional e demais gapstrazidos do próprio profissional para tornar-se um líder melhor.


Nesse momento, o mais importante é entender como está o seu momento profissional: Está buscando recolocação? Querendo se reposicionar melhor na empresa e no mercado? Querendo galgar crescimento? Melhorar seus skills de liderança e se planejar melhor para o futuro? O coaching pode ser sua grande alternativa para aumentar as probabilidades de sucesso. Busque entender mais sobre o coaching e descubra o real “valor” que ele possa valer de investimento em sua vida hoje. E conforme Timothy Ferriss escritor americano… “Esta é exatamente a pergunta que todos deveriam estar se fazendo: Por que não? Por que não eu? Por que não agora?”.

2 visualizações0 comentário